Fronteiras do Brazil e da Guyana Inglesa. O direito do Brazil. Primeira memória [...]
Loading...
Date
1903
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Paris : A. Lahure, Editor
Abstract
O primeiro emprego republicano de Nabuco, em 1899, consistiu em produzir defesa da posição brasileira contra a Inglaterra em litígio acerca das fronteiras da Guiana Inglesa. Nabuco trabalhou nisso, em itinerância pela Europa, carregando consigo a família já extensa, quatro filhos à época, e pequena equipe de auxiliares, como Graça Aranha, até fixar-se em Londres em 1900, quando foi elevado a chefe da Legação Brasileira na Inglaterra.
Frontières du Brésil et de la Guyane Anglaise Question Soumise a l'Arbitrage de S. M. le Roi d'Italie, é a justificativa da demanda brasileira pelo território da guiana inglesa, que Nabuco escreveu, com apoio de sua equipe. Foram, na verdade, três memórias: a posição brasileira, réplica e tréplica da inglesa.
Esta Primeira Memória foi editada em fevereiro de 1903, em Paris, acrescida de seis volumes de anexos, entre documentos e mapas. Nabuco redigiu tudo em português e mandou depois traduzir (Le droit du Brésil). Como o processo foi muito moroso, escreveu as demais memórias diretamente em francês.
Embasado em abundante historiografia e cartografia histórica, Nabuco sustenta aqui a precedência brasileira na ocupação do território em disputa desde a Colônia. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
Description
Keywords
FRONTEIRAS, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, ARBITRAGEM INTERNACIONAL, POLÍTICA E GOVERNO, ASPECTOS HISTÓRICOS