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    O Memorial das proezas da segunda tavola redonda: e a edição do Triunfo de Sagramor
    (Na imprensa do filho de Carlos Gerold, 1872) Varnhagen, Francisco Adolfo de, 1816-1878 Visconde de Porto Seguro
    O folheto está citado na Bibliographia Brasiliana de Rubens Borba de Moraes v. 2 p. 430, onde podem ser encontradas mais informaçãoes sobre o mesmo
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    Soneto
    ([s.n.], 1795) Gama, José Basílio da, 1740-1795
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    Poema comico da estupidez: Devedido em quatro Cantos
    (s.n., 17--]) [Franco, Francisco de Mello, 1757-1823]; [Silva, José Bonifácio de Andrada e, 1763-1838]
    O manuscrito dessa sátira contra os professores da Universidade de Coimbra estava em circulação em 1785 e provocou enorme escândalo. Diz-se que José Bonifácio de Andrada e Silva colaborou no texto, mas a autoria é atribuída a Francisco de Melo Franco. Só foi publicado em 1818
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    O Uraguay [...]
    (Lisboa : Na Regia Officina Typografica, 1769) Gama, José Basílio da, 1741-1795
    O Uraguay publicado em 1769, de acordo com Ivan Teixeira: "funde história com sátira política [...], obra-prima da brevidade e concisão, em que se encontram alguns dos mais apreciáveis versos da língua portuguesa. Nele, há uma caricatura da catequese jesuítica no Brasil, que o poeta caracteriza como manifestação do fanatismo e da ambição."
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    Canto IV. O Inverno assim se adorna e desenruga
    (Lisboa : Typografia Chalcografica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, 1801) Rebelo, Diogo José (grav.); Tipografia Calcográfica, Tipoplástica e Literária do Arco do Cego (imp.)
    Árvores e arbustos verdes de toda espécie: o goiveiro de inverno, em flor, uma estufa cheia de plantas em plena vegetação; tudo denota que a natureza se liga com a indústria humana para aformosear até os gelos do inverno.
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    Frontispício - C. Linné. Tudo tu conheceste, e ensinas tudo
    (Lisboa : Typografia Chalcografica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, 1801) Almeida, Romão Elói de (grav.); Tipografia Calcográfica, Tipoplástica e Literária do Arco do Cego (imp.)
    O frontispício representa um bosque, no meio do qual está colocado o busto de Linné.
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    Canto III. Já do tronco abanado os fructos chovem
    (Lisboa : Typografia Chalcografica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, 1801) Almeida, Romão Elói de (grav.); Tipografia Calcográfica, Tipoplástica e Literária do Arco do Cego (imp.)
    Representa um sitio normando, com acessórios que indicam o outono. Nos jardins a maior parte das plantas está em semente. O trigo negro, junto em charruas, a cuba de secar e amadurecer; mulheres e meninos varejam as macieiras. No teto das casas, andorinhas.
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    Canto I. Vê, como nos ajuda o teu filhinho
    (Lisboa : Typografia Chalcografica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, 1801) Almeida, Romão Elói de (grav.); Tipografia Calcográfica, Tipoplástica e Literária do Arco do Cego (imp.)
    Nesta estampa aparece muitos vegetais da Primavera. Um casal caminha para uma cabana e seu filhinho lhe traz algumas plantas. O objeto deste cena é descrito no Canto I, p. 31.
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    Canto II. Ilha Remota se demande, oh Muzas
    (Lisboa, Typografia Chalcografica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, 1801) Almeida, Romão Elói de (grav.); Tipografia Calcográfica, Tipoplástica e Literária do Arco do Cego (imp.)
    Trata-se de uma paisagem da zona tórrida. A direita um Hymenea de Linné com os ramos pendentes que acolhe as araras e vários papagaios. Vê-se palmeira, bananeira e coqueiros carregados com seus frutos. Junto a praia estão o tatu e o fenicoptero (flamingo), tartarugas nadam nas ondas e um naturalista se entretem com as plantas.