Repository logo
 

Acervo Digital

Permanent URI for this communityhttp://localhost:4000/handle/bbm/1

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 15
  • Thumbnail Image
    Item
    [Copias de oficios de D. Juan J. Duran al Barao da Laguna]
    ([s.n.], 1817) Durán, Juan José
    1817, marzo, 8 – 1817, diciembre, 6. Ofícios (rascunhos originais manuscritos) (43) do [Governador Intendente Interino de Montevidéu, Juan José Durán], ao [Capitão General da Província Oriental do Rio da Prata], Tenente General Carlos Frederico Lecor, ou ao seu Secretário Geral, tratando, entre outras questões, das ligadas aos órgãos da Fazenda e da Alfândega, da movimentação no porto, da proibição de matança de gado na cidade, do pagamento de selos postais, do comércio e distribuição do arroz, etc.
  • Thumbnail Image
    Item
    Gazeta Universal
    (Na Imprensa Nacional, 1822)
  • Thumbnail Image
    Item
    [Oficio com a copia da portaria para instalação da comissão encarregada do Tratado entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal]
    ([s.n.], 1827) Garcia de Zuñiga, Thomas, 1780-1843; Costa, João Severiano Maciel da, marquês de Queluz, 1769-1833
    1827, setembro, 14, Rio de Janeiro - 1827, dezembro, 17, Montevideo. Ofício (original manuscrito) de Thomas Garcia de Zuñiga [Presidente de Província Cisplatina] para o [Governador Intendente da Província Cisplatina] Juan José Durán remetendo cópia da portaria assinada pelo Marquês de Queluz [João Severiano Maciel da Costa] que instituiu a Comissão Mista encarregada das liquidações entre o Império do Brasil e Reino de Portugal após o fim do conflito entre as duas partes.
  • Thumbnail Image
    Item
    Las provincias del Rio de la Plata á los portugueses americanos
    (s.n., [1810])
    [1810, Buenos Aires]. Manifesto (cópia impressa) anônimo intitulado "Las Provincias del Rio de la Plata a los portugueses americanos" apresentando queixas do quanto os povos da América vinham sendo brutalmente tratados, sofrendo pesados tributos e assistindo a exploração de seus campos e minas por parte dos reis ibéricos e incitando os "portugueses americanos" a lutarem contra este estado de coisas, concluindo que "onde acaba o temor, começará a raiva e, unidos à América livre, sereis, conosco, invencíveis".
  • Thumbnail Image
    Item
    [Edital da Comissao Mixta encargada das liquidações entre o Império do Brasil e o reino de Portugal]
    (Imprenta de la Caridad, 1827)
    1827, novembro, 22, Rio de Janeiro.Edital (cópia impressa) da Comissão Mista encarregada das liquidações entre o Império do Brasil e Reino de Portugal após o fim do conflito entre as duas partes, informando que todas as reclamações apresentadas devem seguir os procedimentos formais conforme as leis existentes.
  • Thumbnail Image
    Item
    Copia de la carta dirigida al Excmo. Sr. D. Santiago Liniers y Bremond. Virey, Gobernador y Capitan General de estas Provincias, por la Sra. Infanta Da. Carlota Joaquina de Borbon, y contestaciones confidencial y de oficio
    (Imprenta de los Niños Expósitos, 1808) Carlota Joaquina, Rainha, Consorte de João VI, Rei de Portugal, 1775-1830; Liniers y Bremond, Santiago de, 1753-1810
    1808, agosto, 27, Rio de Janeiro - 1808, septiembre, 13, Buenos Ayres. Cartas (cópias impressas) (3). 1. 1808, agosto, 27, Rio de Janeiro – carta da Princesa do Brasil, Infanta D. Carlota Joaquina de Bourbon, ao Vice-Rei e Governador Geral das Províncias Unidas do Prata, D. Santiago Liniers y Bremond, afirmando que, em razão da lealdade que o destinatário apresentara sempre ao pai dela [Rei Carlos IV de Espanha], estava lhe enviando antecipadamente cópias de documentos públicos que os demais destinatários só receberiam posteriormente. 2. 1808, septiembre, 13, Buenos Ayres – carta do Vice-Rei e Governador Geral das Províncias Unidas do Prata, D. Santiago Liniers y Bremond, à Princesa do Brasil, Infanta D. Carlota Joaquina de Bourbon, agradecendo a carta que ela lhe enviara, reiterando sua lealdade e respeito com que servia à Espanha. 3. 1808, septiembre, 13, Buenos Ayres - carta do Vice-Rei e Governador Geral das Províncias Unidas do Prata, D. Santiago Liniers y Bremond, à Princesa do Brasil, Infanta D. Carlota Joaquina de Bourbon, comentando a notícia que ela lhe dera da ascensão de seu irmão, D. Fernando ao trono espanhol, em razão da abdicação de D. Carlos IV, assim como sobre os documentos do Conselho de Índias, afirmando que todas as ordens haviam sido rigorosamente cumpridas. Entre elas, a comemoração daquela ascensão, embora emissários franceses lhe tivessem comunicado que o imperador de França, Napoleão, não aceitara aquela abdicação, pretendendo colocar seu irmão José naquele trono. Afirma ainda seus entendimentos com o governo português do Rio de Janeiro, para que, com o apoio da Inglaterra, juntos apoiassem a D. Fernando.
  • Thumbnail Image
    Item
    Falla aos americanos brazilianos em nome d'America, por sus irmaos os habitantes das varias provincias do Rio da Prata
    (s.n., [1811])
    [1811, Buenos Aires]. Manifesto (cópia impressa) anônimo no qual os brasileiros são incitados a se unir aos habitantes das províncias do Rio da Prata, tal como os "irmãos do México, Caracas, Santa Fé, Quito e Peru" contra as nações que os tem oprimido. Perguntam se o Príncipe D. João instalou no Brasil sistemas justos de governo, universidades, colégios, estradas e outras necessidades.
  • Thumbnail Image
    Item
    [Bando contra el General Don Jose Artigas]
    ([s.n.], [1817]) Lecor, Carlos Frederico, 1764-1836
    [1817, enero, 20, Montevideo]. Bando (cópia impressa) do Tenente General dos Exércitos de Sua Majestade Fidelíssima, Carlos Frederico Lecor, como chefe das tropas portuguesas "destinadas à pacificação da margem esquerda do Rio da Prata", acusando o "Caudilho Artigas" por sua proibição de comunicação entre uruguaios e portugueses e declarando ter vindo restabelecer a paz e declara-se chefe interino daquela província, por ordem de seu soberano [rei D. João VI]. Obs. Datado e assinado pelo general Lecor. O volume contém informação adicionada posteriormente informado tratar-se da primeira manifestação do General Lecor ao entrar em Montevidéu.
  • Thumbnail Image
    Item
    [Manifiesto invitando a los jefes patriotas orientales a pasarse al ejército portugués ofreciendo prebendas]
    ([s.n.], 1816-1817) Lecor, Carlos Frederico, 1764-1836
    1816, outubre, 2, Quartel General en Rio Grande de San Pedro del Sur. Proclamação (cópia impressa) do Tenente General dos Exércitos de Sua Majestade Fidelíssima, Capitão General [da Banda Oriental do Rio da Prata] Carlos Frederico Lecor, como "general em chefe das tropas pacificadoras da margem esquerda do Rio da Prata", aos militares uruguaios, desde chefes a soldados, incluindo escravos, incitando-os dentro de dois meses, a aderirem voluntariamente às suas tropas, assegurando-lhes permanência de suas patentes, graduação, soldos e propriedades. Em rodapé consta a prorrogação, datada de 28 de janeiro de 1817 e assinada pelo mesmo general, de mais 2 meses sobre o prazo estipulado.
  • Thumbnail Image
    Item
    [Provincia Cisplatina: ordems do dia]
    (Imprenta de Torres, Imprenta de los Ayllones y Compañia;, Impressão de João Nunes Esteves, [entre 1823 e 1824])
    1823, abril, 21, Quartel General de Montevideo – 1824, setembro, 1º, Quartel General de Belem. Ordens do dia (cópias impressas) (10). Ordens do dia nº 57, 59, 60, 63, 65, 66, 67 (duas cópias): 1823, abril, 21, Quartel General de Montevideo - 1823, Outubro, 23, Quartel General de Montevideo – ordens do dia assinadas pelo Brigadeiro, Ajudante General, Comandante das Forças D. Alvaro da Costa de Souza de Macedo, relatando os resultados de confrontos entre as tropas da Divisão de Voluntários Reais do Rei, leais a Portugal, e as tropas brasileiras e fazendo menção a oficiais que se destacaram nos combates. Ordem do dia nº 68: 1823, novembro, 22, Quartel General de Montevideo - ordem do dia assinada pelo Brigadeiro, Ajudante General, Comandante das Forças D. Alvaro da Costa de Souza de Macedo anunciando o fim das hostilidades entre as tropas da Divisão de Voluntários Reais do Rei e as tropas brasileiras e informando sobre o retorno das suas tropas a Portugal. Ordem do dia nº 71: 1824, setembro, 1º, Quartel General de Belem - ordem do dia assinada pelo Brigadeiro, Ajudante General, Comandante das Forças D. Alvaro da Costa de Souza de Macedo elogiando a conduta da tropa durante as Campanhas da Banda Oriental e informando sobre as medidas adotadas pelo rei D. João VI para recompensar os soldados que retornaram a Portugal.