Repository logo
 

Acervo Digital

Permanent URI for this communityhttp://localhost:4000/handle/bbm/1

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 18
  • Thumbnail Image
    Item
    Escravos!, versos francezes a epicteto
    (Leuzinger, 1886) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
  • Thumbnail Image
    Item
    Obras completas de Joaquim Nabuco (Volume 1) : Minha formação
    (São Paulo : Instituto Progresso Editorial, 1949) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
  • Thumbnail Image
    Item
    O abolicionismo
    (Londres : Typographia de Abraham Kingdon e Ca., 1883) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    Em 1882, falhando em se reeleger deputado, Nabuco foi viver em Londres, empregado como correspondente do Jornal do Comércio e do La Razón, de Montevidéu, e prestando consultoria a empresas inglesas com interesses no Brasil. Solidificou então laços adquiridos em viagem anterior com os abolicionistas da British and Foreign Anti-Slavery Society, cujas reuniões frequentava. O contato com o repertório abolicionista internacional e o treino estilístico a que o jornalismo obrigou convergiram na redação de O Abolicionismo, concluído em abril de 1883, que traz análise aguda e insuperada da escravidão como instituição social total, estruturadora da economia, da sociedade, da política e da cultura brasileiras. O livro deveria ser o primeiro volume da série Reformas Nacionais, para a qual Nabuco convidou, sem sucesso, outros reformistas, como Rui Barbosa, a escreverem sobre temas como a secularização do estado e a reforma educacional. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    O eclypse do abolicionismo
    (Typ. de G. Leuzinger & Filhos, 1886) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    Segundo panfleto da série de quatro que Nabuco redigiu em 1886 contra o governo Cotegipe. Publicado em março, como parte da Propaganda Liberal - série para o povo, traz, como os demais, um Registro Político, com notícias abolicionistas em anexo. Aí Nabuco reputa a desorganização do movimento abolicionista depois da queda do gabinete de Souza Dantas como transitória, um “eclipse”, não um ocaso. Nessa conjuntura de maré baixa da movimentação abolicionista na sociedade e de governo contrário a medidas emancipacionistas, Nabuco volta a clamar pela intervenção do Imperador, para que faça a abolição a partir do alto. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    Confederação abolicionista : Conferência do Sr. Joaquim Nabuco a 22 de junho de 1884 no Theatro Polytheama
    (Rio de Janeiro : Typ. de G. Leuzinger & Filhos, 1884) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    No fim dos anos 1870, multiplicaram-se conferências de propaganda abolicionistas nos teatros, sobretudo no Rio de Janeiro. Em 1883, a Confederação Abolicionista, criada por José do Patrocínio e André Rebouças, assumiu a coordenação dos eventos. Voltando ao país, em 1884, depois de residência em Londres, Nabuco fez uma das conferências da série, no Teatro Polytheama, em apoio ao gabinete Dantas, que propunha a libertação dos escravos sexagenários. A fala foi publicada na série organizada pela Confederação Abolicionista e dedicada a Rebouças, amigo e principal parceiro de Nabuco durante a campanha abolicionista.(Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    Campanha abolicionista no Recife : eleições de 1884, discursos de Joaquim Nabuco
    (Rio de Janeiro : Typ. de G. Leuzinger & Filhos, 1885) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    Voltando da Inglaterra em 1884, Nabuco encontrou a campanha abolicionista efervescente. O liberal Manuel de Souza Dantas chegara à chefia de gabinete, propondo libertação dos escravos com mais de 60 anos. Nabuco saiu então candidato a deputado pelo 1º. Distrito do Recife, em apoio ao gabinete e sustentado pelo movimento abolicionista. Fez memorável campanha eleitoral, visitando eleitores de casa em casa e pôs em uso os “meetings”, isto é, comícios em praça pública, que vira na Inglaterra. Em meio a sucesso de público e resistência conservadora, defendeu abolição imediata e reforma agrária, e ampla agenda modernizadora. Constam desse volume 12 das conferências que Nabuco fez em teatros e em praça pública, em suas célebres campanhas eleitorais de 1884 e 1885, no Recife, publicadas de pronto pela Comissão Central Emancipadora e prefaciadas por um dos líderes da campanha no Recife, o positivista Aníbal Falcão. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    Obras completas de Joaquim Nabuco (Volume 6) : Um estadista do Império (Volume 4)
    (São Paulo : Instituto Progresso Editorial, 1949) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
  • Thumbnail Image
    Item
    Obras completas de Joaquim Nabuco (Volume 9) : Escritos e discursos literários. L´option
    (São Paulo : Instituto Progresso Editorial, 1949) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
  • Item
    Obras completas de Joaquim Nabuco (Volume 5) : Um estadista do Império (Volume 3)
    (São Paulo : Instituto Progresso Editorial, 1949) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
  • Thumbnail Image
    Item
    Obras completas de Joaquim Nabuco (Volume 7) : O abolicionismo. Conferências e discursos abolicionistas
    (São Paulo : Instituto Progresso Editorial, 1949) Nabuco, Joaquim, 1849-1910