Repository logo
 

Acervo Digital

Permanent URI for this communityhttp://localhost:4000/handle/bbm/1

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 26
  • Thumbnail Image
    Item
    Cartas aos abolicionistas ingleses
    (Joaquim Nabuco, Massangana, 1985) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
  • Thumbnail Image
    Item
    Obras completas de Joaquim Nabuco (Volume 1) : Minha formação
    (São Paulo : Instituto Progresso Editorial, 1949) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
  • Thumbnail Image
    Item
    L'option : drame en cinq actes, en vers, écrit en 1876-1877
    (Paris : Librairie Hachette, 1910) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    Nos anos 1870, Nabuco iniciou um drama romântico, em verso, e em francês, sobre o conflito entre França e Prússia pela Alsácia-Lorena. Várias vezes julgou que o concluíra, mas no fim da vida, ainda trabalhava no texto, que leu a diversas pessoas, mas jamais publicou. A família e amigos fizeram pequena edição da obra no ano mesmo da morte de Nabuco. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    Escriptos e discursos litterarios
    (Rio de Janeiro : H. Garnier, 1901) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    Em par com Minha Formação, Nabuco agregou artigos dispersos que escrevera desde a juventude e que, direta ou indiretamente, remetiam a temas culturais. Coligiu-os como Escritos e Discursos Literários. No prefácio, redigido em Londres, aonde se encontrava como funcionário da República, Nabuco armou periodização de sua carreira: abolicionista até 1888, daí monarquista, até 1894, e então historiador, até 1899. Minha Formação e Escritos e Discursos Literários abririam nova fase, de Nabuco homem de letras, como se vê em ambas as capas, aonde se apresenta como membro da “Academia Brasileira” de letras. Minha Formação, dedicado ao irmão Sizenando, traz perfis de amigos e figuras que Nabuco conheceu na juventude, como João Caetano, Rodolfo Dantas e Sarah Bernardt; discursos de ocasião, como o de sua posse no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e na Academia Brasileira de Letras; artigos de jornal e conferências. Embora apresentados como apolíticos, todos os ensaios remetem de algum modo aos tempos aristocráticos do Segundo Reinado. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    Discursos e conferencias nos Estados Unidos
    (Rio de Janeiro : Benjamin Aguila, 1911) Nabuco, Joaquim, 1849-1910; Bomilcar, Artur (trad.)
  • Thumbnail Image
    Item
    L'accord des deux Amériques
    (Delagrave, 1909) Nabuco, Joaquim, 1849-1910; Rais, Jules (trad.)
    Depois da derrota de Nabuco na questão das Guianas, Rio Branco, então ministro das relações exteriores, solicitou a Nabuco que deixasse a Chefia da Legação Brasileira em Londres para trabalhar na consolidação das relações entre Brasil e Estados Unidos. Nabuco aceitou contrariado, tornando-se, em maio de 1905, o primeiro embaixador brasileiro em Washington. Persuadido do deslocamento do eixo mundial da Inglaterra para os Estados Unidos, Nabuco passou a defender a aliança preferencial do Brasil com os norte-americanos, ainda que incluísse os demais países das Américas em seu “Panamericanismo”. Essa posição valeu-lhe o apoio do secretário de estado norte-americano Elihu Root para trazer ao Brasil a Terceira Conferência Pan-americana, em 1906, que Nabuco orquestrou e presidiu. Nabuco fez proselitismo de seu pan-americanismo tanto nos campos político e diplomático, como em séries de conferências por universidades norte-americanas, até às vésperas de sua morte, em 19 de janeiro de 1910. O Acordo das duas Américas foi uma de suas conferências de mais sucesso, pronunciada em 28 de agosto de 1908, na Universidade de Chicago. A fala foi traduzida e publicada em francês pela Conciliation Internationale, associação voltada para o incremento das relações pacíficas entre as nações. Um de seus membros, D'Estournelles de Constant, assina a introdução do volume, saudando Nabuco como herói abolicionista e cidadão do mundo, dedicado à fraternidade entre os povos. O volume é acompanhado pelo Projet de Convention Universelle D'arbitrage Obligatoire, elaborado pela segunda Conferência Internacional de Haia. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    Pensées détachées et souvenirs
    (Paris : Hachette, 1906) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    Já perto do fim da vida, Nabuco decidiu compilar uma série de máximas de cunho algo filosófico sobre o sentido da existência e a vida em sociedade. Boa parte delas escritas em Petrópolis em 1893. Nabuco então uniu num só volume, redigido e publicado em francês, três livros de seus “pensamentos soltos”, à maneira de um moralista do século XVIII, e dois capítulos de “souvenirs” - Massangana, souvenir d´enfance, e L´influence de Renan – ambos antes publicados em português em Minha Formação. Nabuco reputava essa sua obra a mais acabada e aborreceu-se com a recepção morna com que foi recebida. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    Frontiéres du Brésil et de la Guyane Anglaise. Second mémoire. Vol. I. La Prétention Anglaise.[...]
    (Paris : A. Lahure, 1903) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    A Segunda Memória de Frontières du Brésil et de la Guyane Anglaise Question Soumise a l'Arbitrage de S. M. le Roi d'Italie inicia a réplica brasileira à primeira memória inglesa, em meio ao contencioso diplomático com o governo inglês em torno da fronteira brasileira com a Guiana Inglesa. Esta Segunda Memória está dividida em três volumes: v.1 - La prétention anglaise; v.2 - Notes sur la partie historique du premier mémoire anglais e v.3 - La preuve cartographique. Desta edição consta apenas o volume 1, La prétention anglaise, que procura demonstrar que a Grã-Bretanha não teria direito sobre o território disputado, em virtude da precedência da ação do governo brasileiro na área. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    Frontiéres du Brésil et de la Guyane Anglaise. Troisième mémoire. Vol I. La construction de mémoires anglais [...]
    (Paris : A. Lahure, 1904) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    A Terceira Memória de Frontières du Brésil et de la Guyane Anglaise Question Soumise a l'Arbitrage de S. M. le Roi d'Italie consistia na tréplica à réplica inglesa aos argumentos brasileiros apresentados na Segunda Memória. Esta última parte da defesa brasileira consiste de 3 volumes, publicados em fevereiro de 1904. A presente edição compreende o primeiro volume, La construction de mémoires anglais, no qual, como nos dois subsequentes, Nabuco tentava desmontar todos os argumentos apresentados tanto na primeira, quanto na segunda memória inglesa. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)
  • Thumbnail Image
    Item
    Frontiéres du Brésil et de la Guyane Anglaise. Second mémoire. Vol. II. Notes sur la partie historique du premier mémoire anglais. [...]
    (Paris : A. Lahure, 1903) Nabuco, Joaquim, 1849-1910
    A presente edição do Frontières du Brésil et de la Guyane Anglaise Question Soumise a l'Arbitrage de S. M. le Roi d'Italie, abarca os volumes 2 e 3 da Segunda Memória que Nabuco escreveu em defesa da posição brasileira no curso de litígio diplomático com a Inglaterra. O volume 2, Notes sur la partie historique du premier mémoire anglais, reitera argumentos da Primeira Memória cujas bases não teriam sido atingidas pela contra-memória inglesa. O volume 3, La preuve cartographique, basicamente reitera a cartografia histórica da Primeira Memória, que, diz Nabuco, a Inglaterra teria sido incapaz de refutar, uma vez que não apresentara documentação de mesmo tipo em sua contra-memória. Os atlas desse e dos demais volumes foram de responsabilidade de um dos membros da equipe de Nabuco, o cartógrafo Henri Tropé. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)