Repository logo
 

Acervo Digital

Permanent URI for this communityhttp://localhost:4000/handle/bbm/1

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 19
  • Thumbnail Image
    Item
    A defesa nacional
    (Rio de Janeiro : Edição da Liga da Defesa Nacional, 1917) Bilac, Olavo, 1865-1918
    Publicado em 1917, em plena Guerra Mundial, este volume reúne 18 discursos proferidos em 1915 e 1916, focados no tema da defesa da língua, da literatura e da terra brasileira, por meio da educação cívica, que, por sua vez, se apoiava no tripé da instrução primária, profissional e militar.
  • Thumbnail Image
    Item
    Sonetos completos (Volume 2)
    (Rio de Janeiro : [s. n.], 1934) Bilac, Olavo, 1865-1918; Rabello, M. Telles (coord.)
    Não se trata de um livro publicado, mas de um curioso e rico conjunto de documentos vários, organizado em dois volumes por M. Telles Rabello. O primeiro volume é composto de transcrições datilografadas de artigos, discursos e poemas compostos e publicados por ocasião da morte do poeta, ocorrida no final de 1918. Este segundo traz transcrições datilografadas de todos os sonetos conhecidos do poeta, colhidos em seus livros e em documentos outros. Enriquece o surpreendente conjunto, tanto no primeiro, quando no segundo volume, o trabalho de colagem de recortes de jornal, reprodução de caricaturas, autógrafos, fotografias e retratos do poeta.
  • Thumbnail Image
    Item
    Tratado de versificação
    (Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1905) Bilac, Olavo, 1865-1918; Passos, Guimaraens, 1867-1909
    Junto com Guimaraens Passos, Bilac publicou, em 1905, este tratado, que logo ser tornou referência nacional. O livro se divide em duas partes. Na primeira, os autores apresentam um breve panorama da literatura nacional, apoiado largamente nos trabalhos de Sílvio Romero. Na segunda, vem o tratado propriamente dito, inspirado o Tratado de Metrificação Portuguesa (1851), de António Feliciano de Castilho, do qual foram colhidas as descrições do valor sugestivo das letras e dos sons vocálicos e consonantais.
  • Thumbnail Image
    Item
    Poesias infantis
    (Rio de Janeiro : Livraria Clássica de Francisco Alves, 1904) Bilac, Olavo, 1865-1918
    Publicado em 1904, este livro reúne vários poemas de Bilac, sobre temas edificantes ou instrutivos. Fecha o volume uma série de quatro adaptações de fábulas de Esopo.
  • Thumbnail Image
    Item
    Conferências litterarias
    (Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1912) Bilac, Olavo, 1865-1918
    Na virada do século XIX para o XX, o escritor Medeiros de Albuquerque inaugurou no Brasil a moda das conferências pagas, que teve enorme sucesso. Bilac foi uma das estrelas do gênero. Este volume publicado em 1912, reúne além das seis conferências da edição de 1906 mais 6 outras conferências sobre temas literários.
  • Thumbnail Image
    Item
    Discursos pronunciados por Olavo Bilac, na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Direito de São Paulo.
    (São Paulo : Casa Vanorden, 1915) Bilac, Olavo, 1865-1918
    Esse opúsculo, publicado em 1915, traz dois discursos depois reunidos no volume A defesa nacional. O primeiro, que aqui vem sem título, lá se denominará "Em marcha". O segundo, que também não tem título nesta edição, naquela se chamará "O cancro".
  • Thumbnail Image
    Item
    Ultimas conferencias e discursos
    (Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1924) Bilac, Olavo, 1865-1918
    Neste volume, publicado postumamente, em 1924, reúnem-se textos de vário alcance e feitio, muitos dos quais publicados anteriormente, como, por exemplo, os 18 textos que, em 1917, compuseram o volume A defesa nacional – que, aliás, dão o tom do livro, que afirma a necessidade de organização da sociedade civil e o papel civilizador e coesivo do exército. Destaca-se, na coletânea, um texto importante para compreender a literatura brasileira na virada do século XIX para o XX: "Sobre a minha geração literária".
  • Thumbnail Image
    Item
    Tarde
    (Rio de Janeiro : Livraria Francisco Alves, 1919) Bilac, Olavo, 1865-1918
    Este livro, de publicação póstuma (1919), foi, em tempos, o mais conhecido livro de sonetos da literatura brasileira. Fruto da maturidade, traz alguns dos mais notáveis poemas do seu gênero. Vários dos sonetos estão organizados em núcleos: um conjunto brasileiro, no qual a terra e os mitos nacionais são tema para desenvolvimentos vários; um conjunto "clássico", no qual personagens bíblicos e da mitologia grega fornecem a matéria principal; um terceiro centrado em odes para grandes artistas do passado. Além dos núcleos, sonetos avulsos compõem uma espécie de balanço de vida ou testamento estético.
  • Thumbnail Image
    Item
    A terra fluminense : educação civica
    (Rio de Janeiro : Imprensa Nacional, 1898) Coelho Netto, 1864-1934; Bilac, Olavo, 1865-1918
    Publicado em 1898, esse livro foi escrito em parceria com Coelho Neto. Diversamente de "Através no Brasil", no qual o intuito educativo resolvia-se bem na narrativa de aventuras, aqui os poucos entrechos narrativos não sustentam o interesse. Ufanista e demagógico, é um dos momentos menos felizes na bibliografia de Bilac. Não obstante, foi indicado oficialmente para uso nas escolas do Rio de Janeiro.
  • Thumbnail Image
    Item
    Chronicas e novellas : 1893 - 1894
    (Rio de Janeiro : Cunha & Irmão, 1894) Bilac, Olavo, 1865-1918
    Escrito durante o período em que Bilac, perseguido pela ditadura de Floriano Peixoto, esteve escondido em Minas Gerais, o livro se divide em duas partes. Na primeira, uma série de textos de caráter histórico e descritivo dá conta de sua familiarização com a paisagem e as figuras da história de Minas; na segunda, vem um conjunto de cinco textos, impropriamente denominados "novelas", de acentuado sabor romântico, com direito inclusive a um relato sobre o uso do haxixe.