Repository logo
 

Acervo Digital

Permanent URI for this communityhttp://localhost:4000/handle/bbm/1

Browse

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Thumbnail Image
    Item
    A noite na taverna
    (Pelotas (RS) : Livreiros-Editores Carlos Pinto, [18-?]) Azevedo, Álvares de, 1831-1852; Macedo, Joaquim Manuel de, 1820-1882 (esboço biográfico)
    Publicação sem data, realizada em Pelotas, daquela que talvez seja a obra mais famosa de Álvares de Azevedo e o mais acabado exemplo do byronismo oitocentista brasileiro. A seu respeito, escreveu José Veríssimo: "Daquele seu teor da vida romântica, a expressão literária é a Noite na taverna, composição singular, extravagante, mas acaso na mais vigorosa, colorida e nervosa prosa que aqui se escreveu nesse tempo." O volume traz um perfil biográfico do poeta por Joaquim Manuel de Macedo. Observe-se, ainda, que, nesta publicação, diferentemente do que ocorre no volume das Obras, o título é "A noite na taverna".
  • Thumbnail Image
    Item
    A noite na taverna : contos phantasticos
    (Rio de Janeiro : Maia & Ramos, 1878) Azevedo, Álvares de, 1831-1852; Macedo, Joaquim Manuel de, 1820-1882 (esboço biográfico)
    Publicação realizada em Lisboa, daquela que talvez seja a obra mais famosa de Álvares de Azevedo e o mais acabado exemplo do byronismo oitocentista brasileiro. A seu respeito, escreveu José Veríssimo: "Daquele seu teor da vida romântica, a expressão literária é a Noite na taverna, composição singular, extravagante, mas acaso na mais vigorosa, colorida e nervosa prosa que aqui se escreveu nesse tempo." O volume traz um perfil biográfico do poeta por Joaquim Manuel de Macedo. Observe-se, ainda, que, nesta publicação, diferentemente do que ocorre no volume das Obras, o título é "A noite na taverna", a que se segue o subtítulo "contos fantásticos".
  • Thumbnail Image
    Item
    O Conde Lopo : poema (inedito)
    (Rio de Janeiro : Typ. G. Leuzinger, 1886) Azevedo, Álvares de, 1831-1852
    Trata-se da primeira publicação dessa obra, 34 anos após a morte do poeta. Na apresentação, o organizador informa que obteve o manuscrito com a mãe de Álvares de Azevedo e que ela ainda dispunha, naquela época, de muitos manuscritos inéditos. Merece especial destaque o prefácio a este conjunto de versos que o poeta não teve tempo de aperfeiçoar.
  • Thumbnail Image
    Item
    O poema do frade : com uma noticia biographica do auctor
    (Lisboa : Companhia Nacional Editora, 1890) Azevedo, Álvares de, 1831-1852
    O título desta edição portuguesa, de 1890, não corresponde ao conteúdo do volume, pois se trata de uma antologia da poesia de Álvares de Azevedo, que inclui, além de "O poema do frade", vários outros poemas de sua autoria. Merece destaque a apresentação biográfica, na qual se encontra uma boa descrição sucinta das principais linhas de força da obra do poeta.
  • Thumbnail Image
    Item
    Obras (Volume 1)
    (Rio de Janeiro : B. L. Garnier, 1862) Azevedo, Álvares de, 1831-1852; Monteiro, Domingos Jacy (org.)
    Esta é a segunda edição das obras de Álvares de Azevedo, realizada por seu amigo Domingos Jacy Monteiro, em 1862. Os volumes I e II reproduzem os da primeira edição. Já o terceiro traz material inédito. Neste primeiro volume, encontra-se a "Lira dos vinte anos", seguida de "Poesias diversas". A novidade, em relação à primeira edição, é o deslocamento, para essa última seção, do poema "Pedro Ivo", que, na primeira edição, tinha vindo ao final do segundo volume.
  • Thumbnail Image
    Item
    Obras (Volume 2)
    (Rio de Janeiro : B. L. Garnier, 1862) Azevedo, Álvares de, 1831-1852; Monteiro, Domingos Jacy (org.)
    Esta é a segunda edição das obras de Álvares de Azevedo, realizada por seu amigo Domingos Jacy Monteiro, em 1862. Os volumes I e II reproduzem os da primeira edição. Já o terceiro traz material inédito. Neste segundo volume, a principal alteração é o deslocamento, para as "Poesias diversas", do poema "Pedro Ivo", que encerrava o conjunto da obra dispersa. Neste segundo volume, o organizador reuniu discursos, textos críticos e criação ficcional do autor. Aqui se encontram algumas das obras mais conhecidas do poeta: "Noite na Taverna" e "Macário".
  • Thumbnail Image
    Item
    Obras (Volume 3)
    (Rio de Janeiro : B. L. Garnier, 1862) Azevedo, Álvares de, 1831-1852; Monteiro, Domingos Jacy (org.)
    Esta é a segunda edição das obras de Álvares de Azevedo, realizada por seu amigo Domingos Jacy Monteiro, em 1862. Os volumes I e II reproduzem os da primeira edição. Já este terceiro traz material inédito: vários poemas breves, que não constavam da primeira edição, e que aqui vêm sob a denominação de "Lira dos vinte anos - continuação" e o poema longo intitulado "O poema do frade". Completa o volume um conjunto de textos em prosa e verso, de autoria diversa, compostos por ocasião do falecimento do poeta.