Repository logo
 

Periódicos

Permanent URI for this communityhttp://localhost:4000/handle/bbm-ext/3

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 144
  • Thumbnail Image
    Item
    Revista agrícola: orgam dedicado a lavoura, industria e commercio do Brasil
    ([s.n.], 1895-(1907?)) Barreto, Luiz Pereira, red; Botelho, Carlos J, red; Jaguaribe, Domingos, red; Costa Sobrinho, José Leite da, colab; Rutis, Affonso A., colab; Carmo, A Gomes, red; Sociedade Pastoril e Agrícola
  • Item
    O tico-tico: jornal das crianças (v.1:n.1(1905) [fac-símile(2005)])
    (D'o Malho, 1905-1962) Silva, Luís Bartolomeu de Souza e, 1866-1932, ed
    "O Tico-Tico foi a primeira e a mais importante revista voltada para o público infanto-juvenil no Brasil. O primeiro número circulou em 11 de outubro de 1905, tendo à frente o jornalista Luís Bartolomeu de Souza e Silva. Já no ano seguinte tornou-se sucesso nacional de vendas, chegando à impressionante tiragem de 100.000 exemplares por semana. Em suas páginas podiam ser encontrados passatempos, mapas educativos, literatura juvenil e informações sobre história, ciência, artes, geografia e civismo. Fotografias e desenhos dos leitores, enigmas e concursos também eram publicados. Contudo o mais singular e pioneiro no semanário foi a publicação de histórias em quadrinhos destinadas ao público infantil no Brasil. Com dois tipos de papel, quatro páginas coloridas e as demais em branco com verde, vermelho e azul, inovações gráficas e visuais, abriu espaço para novos autores, ilustradores e desenhistas. Ao longo de sua história, teve a colaboração de importantes nomes das artes brasileiras, como Luís Sá, criador dos personagens “Bolão”, “Reco-Reco” e “Azeitona”, J. Carlos, criador de “Juquinha”, “Carrapicho” e “Lamparina”, Max Yantok, criador de “Kaximbown”, Alfredo Storni, de “Zé Macaco”, além do também genial Ângelo Agostini, que participou dos primeiros anos da revista. O formato gráfico tinha influência francesa, porém seus temas e personagens estavam ligados à afirmação de elementos da identidade nacional. Dessa forma valorizou a “mãe preta”, as figuras humildes e formas diversas de folclore regional e popular. Lendas, cantigas e contos tinham caráter educativo. O preço de capa no lançamento, 200 réis, foi mantido por quinze anos, até 1920."
  • Thumbnail Image
    Item
    Catálogo da livraria de B. L. Garnier: nº 23
    (Tipografia de Simon, [1865]) Livraria Garnier
  • Thumbnail Image
    Item
    Boletim bibliographico da livraria de B. L. Garnier (n.53 (1865))
    (Typografia de Pinheiro & C., [1860?-18-?]) Livraria Garnier
  • Thumbnail Image
    Item
    Boletim bibliographico da livraria de B. L. Garnier (n.48 (1864))
    (Typografia de Pinheiro & C., [1860?-18-?]) Livraria Garnier
  • Thumbnail Image
    Item
    Album imperial
    ([s.n.], 1906-)
  • Thumbnail Image
    Item
    Album imperial
    ([s.n.], 1906-)
  • Thumbnail Image
    Item
    Arco & flexa
    (Tavola, 1928-[19-?]) Aguiar, Pinto de, dir; Simões, Helio, colab; Carvalho Filho, colab; Chevalier, Ramayana de, colab; Milhomens, Jonathas, colab; Freitas, De Cavalcanti, colab; Queiroz Junior, José, colab; Alves, Eurico, colab; Damasceno Filho, colab; Chiacchio, Carlos, colab
  • Thumbnail Image
    Item
    Arco & flexa
    (Tavola, 1928-[19-?]) Aguiar, Pinto de, dir; Simões, Helio, colab; Carvalho Filho, colab; Chevalier, Ramayana de, colab; Milhomens, Jonathas, colab; Freitas, De Cavalcanti, colab; Queiroz Junior, José, colab; Alves, Eurico, colab; Damasceno Filho, colab; Chiacchio, Carlos, colab
  • Thumbnail Image
    Item
    Arco & flexa
    (Tavola, 1928-[19-?]) Aguiar, Pinto de, dir; Simões, Helio, colab; Carvalho Filho, colab; Chevalier, Ramayana de, colab; Milhomens, Jonathas, colab; Freitas, De Cavalcanti, colab; Queiroz Junior, José, colab; Alves, Eurico, colab; Damasceno Filho, colab; Chiacchio, Carlos, colab