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    Cabrião
    (Typ. Imparcial, 1866-1867) Agostini, Ângelo, 1843-1910; Campos, Américo de, 1835-1900; Reis, Antonio Manoel dos, 1840-1889; Santos, Délio Freire dos 1923-
    "O Cabrião cumprimenta o respeitável público..." Com esta saudação escrita no rodapé da primeira página, acompanhada de uma figura com longos e escuros cabelos e barbas, segurando na mão direita um chapéu em sinal de reverência e na esquerda um cartaz com a inscrição: “Cabrião 1º ANNO”, o público paulistano conhecia o jornal ilustrado Cabrião, publicado em um domingo, provavelmente do mês de setembro, de 1866. A figura que daria nome ao periódico funcionava como uma espécie de guia do leitor, estando presente em quase todas as edições e introduzindo, através de diálogos e imagens, alguns dos assuntos ali tratados. Ao longo de suas oito páginas, sendo metade delas ilustradas com imagens por vezes cômicas, em outros momentos ácidas, mas que poderiam apenas ilustrar algum personagem do período, fazia uma leitura dos costumes e hábitos da província de São Paulo sem descuidar das grandes questões nacionais, as quais eram apresentadas ao público semanalmente. Um passeio pelas páginas do Cabrião é sem dúvida uma viagem de descobertas, da qual ninguém que se aventurar poderá se arrepender.
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    A Saudade, jornal do gremio litterario portuguez
    (Typ. de F. A. de Almeida, 1856-1857)
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    O Amor-Perfeito, jornal critico jocoso e instructivo
    (Typ. Classica de F. A. de Almeida, 1849)
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    A Estação, jornal illustrado para a familia (v.3)
    (Editores proprietários: Lombaerts & Comp, 1884)
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    A Estação, jornal illustrado para a familia (v.1)
    (Editores proprietários: Lombaerts & Comp, 1884)
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    A Estação, jornal illustrado para a familia (v.2)
    (Editores proprietários: Lombaerts & Comp, 1884)
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    Nitheroy, revista brasiliense, sciencias, letras e artes (f.1)
    (Dauvin et Fontaine, Libraires, 1836)
    Resumo: Publicada em Paris, por um grupo de jovens intelectuais brasileiros, e trazendo como lema "tudo pelo Brasil e para o Brasil", a revista Niterói tem sido apontada como um dos marcos da instauração do Romantismo em nosso país. Niterói teve apenas dois números e boa parte dos seus textos foi assinada pelos redatores, que foram, além de Magalhães, Francisco de Sales Torres Homem, Manuel de Araújo Porto Alegre. O primeiro número da Niterói traz lado a lado um longo estudo sobre a morfologia e tipologia dos cometas e um debate sobre a economia escravista; um artigo de economia, no qual se analisa um relatório do governo, e dois textos sobre arte: o primeiro sobre a literatura e o segundo sobre a música no Brasil, além do artigo de grande impacto “Ensaio sobre a história da literatura no Brasil”, assinado por Gonçalves de Magalhães. O segundo número traz um breve artigo sobre a missão social da religião seguido por um extenso estudo de química industrial, dedicado à produção do açúcar e destilação de aguardente, e um comentário ao estado atual do comércio da França com o Brasil; a esse primeiro conjunto, uma segunda parte, dedicada mais propriamente às letras e artes, no qual convivem um relato de viagem à Itália e um breve panorama da história literária desde a antiguidade até o presente.
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    Nitheroy, revista brasiliense, sciencias, letras e artes (f.2)
    (Dauvin et Fontaine, Libraires, 1836)
    Resumo: Publicada em Paris, por um grupo de jovens intelectuais brasileiros, e trazendo como lema "tudo pelo Brasil e para o Brasil", a revista Niterói tem sido apontada como um dos marcos da instauração do Romantismo em nosso país. Niterói teve apenas dois números e boa parte dos seus textos foi assinada pelos redatores, que foram, além de Magalhães, Francisco de Sales Torres Homem, Manuel de Araújo Porto Alegre. O primeiro número da Niterói traz lado a lado um longo estudo sobre a morfologia e tipologia dos cometas e um debate sobre a economia escravista; um artigo de economia, no qual se analisa um relatório do governo, e dois textos sobre arte: o primeiro sobre a literatura e o segundo sobre a música no Brasil, além do artigo de grande impacto “Ensaio sobre a história da literatura no Brasil”, assinado por Gonçalves de Magalhães. O segundo número traz um breve artigo sobre a missão social da religião seguido por um extenso estudo de química industrial, dedicado à produção do açúcar e destilação de aguardente, e um comentário ao estado atual do comércio da França com o Brasil; a esse primeiro conjunto, uma segunda parte, dedicada mais propriamente às letras e artes, no qual convivem um relato de viagem à Itália e um breve panorama da história literária desde a antiguidade até o presente.