Repository logo
 

Livros

Permanent URI for this collectionhttp://localhost:4000/handle/bbm-ext/3916

Documentos, formados pela reunião de folhas ou cadernos, geral­mente impressos e constituindo unidades bibli­ográficas.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 12
  • Thumbnail Image
    Item
    Histoire des Indes orientales, par monsieur Souchu de Rennefort
    (Chez Arnoul Seneuze, 1688) Rennefort, Souchu de, ca. 1630-ca. 1690
  • Thumbnail Image
    Item
    Histoire des Indes orientales
    (Chez Arnoul Seneuze, 1688) Rennefort, Souchu de, ca. 1630-ca. 1690
  • Thumbnail Image
    Item
    Tractatvs novi de potv caphe; de chinensivm the; et de chocolata
    (Paris : Apud Petrum Muguet, 1685) Dufour, Philippe Sylvestre, 1622-1687
  • Thumbnail Image
    Item
    Sermoens do P. Antonio Vieira (Volume 03)
    (Lisboa : Officina de Miguel Deslandes, 1683) Vieira, Antônio, 1608-1697
    Este volume, impresso em Lisboa em 1683, contém três sermões muito lidos de Vieira: o sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal, proferido na Bahia em 1640; o sermão do Mandato, pregado em 1643 em Lisboa (chamado às vezes, vulgarmente, de "Sermão do Amor"); e o sermão do Bom Ladrão, de 1655, em Lisboa. O sermão de S. Agostinho está datado incorretamente, consta na Terceira Parte como pregado em 1648 no convento de S. Vicente de Fora em Lisboa, mas Vieira estava em missão diplomática na França e Holanda entre 1647 e 1648, só retornando a Portugal em finais do ano, depois de passada a festa do Santo.
  • Thumbnail Image
    Item
    Sermoens do P. Antonio Vieira (Volume 02)
    (Lisboa : Officina de Miguel Deslandes, 1682) Vieira, Antônio, 1608-1697
    Quando da impressão deste volume (1682), Vieira já voltara para o Brasil, mudando-se para a Quinta do Tanque, propriedade dos jesuítas, na época nos arredores de Salvador, Bahia. Foi o local de sua residência até sua morte em 1697. O tomo é dedicado a rainha Santa Isabel (1271-1336), da dinastia de Borgonha, cujo sermão pregado em Roma em sua homenagem abre o volume. Dois dos sermões presentes nesta parte estão datados incorretamente: o da 1ª Dominga do Advento, pregado possivelmente em 1651 na Capela Real, em Lisboa, e não em 1652 (quando Vieira já partira para o Maranhão); e o de S. Roque, indicado como proferido na Capela Real em 1659 quando Vieira estava nas missões do Maranhão.
  • Thumbnail Image
    Item
    Maria Rosa Mystica [...] (Volume 09; Primeira Parte)
    (Lisboa : Officina de Miguel Deslandes, 1686) Vieira, Antônio, 1608-1697
    Primeiro dos volumes com os sermões dedicados à N. Sra. do Rosário. Ao que tudo indica, os dois volumes da Rosa Mística foram pensados independentes dos outros tomos dos sermões, e somente bem mais tarde contabilizados como o nono e o décimo, porém, pelo próprio Vieira. Entre os sermões, o XIV foi pregado para a irmandade de homens pretos, ainda na Bahia, antes de ser ordenado. Nele, Vieira compara o sofrimento de Cristo ao dos escravos africanos, indicando, porém, que tudo aquilo faz parte dos desígnios divinos. Quem dá o parecer pela licença do Santo Ofício é Rafael Bluteau, que depois organizou o Vocabulário Português e Latino, o primeiro dicionário em língua portuguesa. O sermão XII está datado como de 1639, depois de derrotada a Armada Real, porém a derrota ocorreu em 1640.
  • Thumbnail Image
    Item
    Sermoens do P. Antonio Vieira (Volume 04)
    (Lisboa : Officina de Miguel Deslandes, 1685) Vieira, Antônio, 1608-1697
    Impresso em 1685 contém o sermão da Epifania, pregado em 1662, na Capela Real para a rainha regente, Luísa de Gusmão (1613-1666), após a expulsão de Vieira e dos jesuítas do Maranhão. A prédica é dedicada à importância da missão e do Novo Mundo para o reino português. O Sermão da Exéquias da Dona Ataíde saiu em diversas impressões em folheto entre 1650-1672.
  • Thumbnail Image
    Item
    Sermoens do P. Antonio Vieira (Volume 05)
    (Lisboa : Officina de Miguel Deslandes, 1689) Vieira, Antônio, 1608-1697
    A quinta parte dos sermões, de 1689, traz quatro sermões seguidos das Domingas do Advento, dando a impressão de um conjunto. Apesar do ordenamento sequencial, o primeiro provavelmente foi pregado em 1688 e os três seguintes, possivelmente pregados em 1650, semana após semana na Capela Real, tratando de assuntos do reino, do Império e do Brasil. O sermão de João Batista tivera antes diversas impressões em folheto, entre 1644 e 1659.