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Documentos, formados pela reunião de folhas ou cadernos, geralmente impressos e constituindo unidades bibliográficas.
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Item Poesias de Americo Elysio(Rio de Janeiro : Eduardo & Henrique Laemmert, 1861) Silva, José Bonifácio de Andrada e, 1763-1838"Esta edção contém novas poesias, como a Ode aos gregos e a Ode aos baianos; é precedida do retrato do autor e possui um esboço biográfico, pelo comendador Joaquim Norberto de Souza e Silva." (Blake, v. 4, p. 349)Item Memoria sobre a necessidade e utilidade do plantio de novos bosques em Portugal, particularmente de Pinhaes nos areaes de Beiramar; seu methodo de sementeira, costeamento, e administração(Lisboa : Na Typographia da Academia Real das Sciencias, 1815) Silva, José Bonifácio de Andrada e, 1763-1838Item Representações que á augusta presença de Sua Alteza Real o Principe Regente do Brasil, Levarão o Governo, Senado da Camara, e Clero de S. Paulo; por meio de seus respectivos Deputados; com o Discurso, que, em Audiencia Publica do dia 26 de Janeiro de 1822, dirigio em nome de todos ao Mesmo Augusto Senhor, o Concelheiro [sic] José Bonifacio de Andrada e Silva(Rio de Janeiro : Na Imprensa Nacional, 1822) Silva, José Bonifácio de Andrada e, 1763-1838Item Elogio Academico da senhora D. Maria Primeira(Rio de Janeiro : Na Typ. Imparcial de Francisco de Paula Brito, 1839) Silva, José Bonifácio de Andrada e, 1763-1838Item Representação à Assembléia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil sobre a escravatura(Paris : Typographia de Firmin Didot, 1825) Silva, José Bonifácio de Andrada e, 1763-1838Atualmente a mais conhecida obra de Bonifácio, a Representação, composta para a Constituinte de 1823, foi divulgada com parcimônia no século XIX – além da primeira edição, francesa, apenas três reedições (1840, 1851 e 1884) surgiram de tipografias nacionais durante o Império - por conta de seu conteúdo antiescravista. Bonifácio denunciou ali os efeitos do tráfico sobre a África, censurou sua associação à riqueza nacional e evocou vícios do cativeiro sobre a vida brasileira. Para promover a emancipação gradual do cativeiro, por fim, propôs projeto de lei extinguindo o comércio negreiro e instituindo o Estado como regulador do arbítrio senhorial na aplicação de castigo físico, na carga de trabalho, na deliberação sobre alforria e na formação da família escrava.